quarta-feira, 3 de julho de 2013

Paciência, confiança e erros


"Errar é humano!"
Alguem, provavelmente tentando se desculpar.


Erramos. É inevitável. Achamos que era uma coisa, e na verdade é outra. Dizemos algo, que quando paramos para pensar por dois segundos, "caramba, o que foi que eu fiz?".
Existe para mim, dois tipos de erro. O da inocência, quando você realmente desconhece algo, e pela sua falta de conhecimento, diz ou faz algo errado, um erro leve. Algo normal que acontece no dia a dia de uma criança descobrindo o mundo. E há o erro errado, se posso definir assim. Este, acontece por “N” motivos. Arrogância, medo, perca, sofrimento, orgulho, nunca por coisas positivas, sempre num momento ruim, é que você vai descobrir a sua natureza, suas fraquezas, e em consequência, como você reagi e erra perante os problemas.
O meu erro para eu escrever esse texto, foi gerado por dois motivos, que me levaram ao medo. A falta de paciência e confiança. Sou uma pessoa, como todo ser humano, egoísta, mas não na medida certa, excedo um pouco na minha própria pessoa. Faço e falo muita besteira para me favorecer, mas inconscientemente. De forma alguma, faço algo de propósito nos meus momentos egoísta para magoar alguém. Isso sempre me levou a não ser alguém paciente. Não aguentar filas, demoras, atrasos, lugares apertados, coisas que não gosto de fazer, ou apenas algo desconhecido. Enfim, vendo assim, sou um cara bem chato, mas não por mal, sempre me senti sozinho, e não acreditava que poderia ter pessoas que gosto tanto ao meu lado.
Já a falta de confiança, é o sentimento que leva mais direto ao medo, ou o medo me levou a ela. Quando você tem medo de perder algo importante, é natural ficar triste, mas a pior coisa que acontece, é você procurar motivos para a perca, pois essa racionalização da perca, faz você querer culpados. E fazendo isso, inevitavelmente você perde a confiança em algo, e pior, mesmo não tendo motivos para desconfiança, você faz mesmo assim.

Uma pessoa que amo me pediu paciência inúmeras vezes, e não nunca consegui ter, ou simplesmente ignorei, achando que minhas atitudes estavam certas, não confiei nela. É um tipo de traição, logo, eu errei.

Errando se aprende. Hoje no ônibus admirei o céu cinza desse tempo de chuva, pensando sobre a paciência enquanto a ônibus seguia pelo transito de São Paulo. Uma hora ou outra um facho de luz do Sol atravessava pelas nuvens, foi bonito de se ver.
Há coisas que vamos errar pela vida toda. Mas será muito mais um traço da nossa personalidade do que algo que esta destruindo nossa vida. Mas aquilo que trai a confiança de quem amamos, temos de aprender a parar, e olhar para isso, e melhorar.
Tudo bem que pode haver situações totalmente fora do nosso controle. Recentemente eu perdi minha madrinha, o que me fez muito mal, por estar carregando outras coisas junto, e tirei conclusões totalmente erradas em cima do que uma pessoa tentou fazer para mim. Eu acho que nessas horas de dor, deveríamos saber no mínimo ficar em silêncio, mas eu nunca tinha passado por isso antes, como acha que conseguiria agir bem? Na teoria tudo funciona, mas quando vamos a pratica, é muito dificil de ser racional, e não estar rodeado pelos seus sentimentos apenas procurando soluções para aliviar sua dor.
Tirando este caso, o outros 90% de coisas que acontecem na sua vida, são devidos a coisas que você faz, das suas atitudes. Um amigo, recentemente, queria culpar a vida por coisas que ele tinha feito, e eu disse, a vida poucas vezes faz algo. Na maior parte do tempo, somos nos que estamos dirigindo.
Parei para ler um pouco esse próprio texto, e acho que é parar de viver a vida como um programa de perguntas e respostas, onde você erra, e você ira para fora do palco, perdendo assim, tudo que tinha conseguido até então.
Você apenas vive, para si e as pessoas que estão a sua volta.
Eu me cobro a um ponto, que eu ñ poderia ser humano para atender nem 20% do que eu digo que tenho de fazer. Erros, e erros e erros.
Você só vai percebe-los, na maioria das vezes, quando eles explodirem. Pois relacionamentos humanos não são como uma vistoria de um carro, que você faz antes de uma viagem. Eles normalmente te machucam, para você sempre poder lembrar, e não ficar os cometendo sempre.

O erro, quando percebido por si mesmo, trás dor, e isso apesar de trazer muito sofrimento, vai te fazer melhor. Como um remédio de gosto amargo.
No final... Bem, quando errar, fique em silêncio, pense o porque fez aquilo. Se você não quer ser magoado, não magoe as pessoas que te amam.
Espere, e tenha calma, e peça desculpas quando estive com a cabeça no lugar. As pessoas que te amam, sempre te entenderam. Mas não abuse, ninguém pode aguentar o sofrimento do próximo para sempre, elas te entenderam e te amaram até o ponto em que você deixar de entende-las, e continuar os seus erros do mesmo jeito.

Você não pode culpa-las, ou julga-las, elas são uma pessoa como você, que estão sofrendo por tentar te ajudar. Se você melhorar, elas vão estar lá. Confie, pois assim como você pensa de um jeito, as outras pessoas são tão humanas como você, dificilmente elas vão pensar diferente do que você mesmo próprio pensa.
E da mesma forma que você perdoa alguém que gosta, por saber, que aquilo só foi um momento mais difícil da pessoa, as outras pessoas também vão te perdoar.
Paciência e confiança.
Cada vez mais eu tenho mais convicção que por tudo que você batalha de coração, com sinceridade, você terá recompensas.
Todo o sofrimento que tive, foi única e exclusivamente causado por mim mesmo. É difícil admitir o erro. Mas é burrice você continuar nele.
Paciência e confiança.

O que estou tentando dizer para mim mesmo apenas, é pare de complicar. Tantos momentos te levarão aqui, e você os esqueceu completamente só porque apareceu uma dificuldade no seu caminho. Confie nas pessoas que te amam, elas nunca te abandonaram, pois ela confiam em você. Aquela época, que você todo dia estava sozinho, e achou que nunca iria te amar já foi. Siga e confia, você abandonaria as pessoas que você ama? Não! Então elas tambêm não vão te abandonar.

Eu sempre disse para a pessoa que amo, para os meus pais, e para meus bons companheiros que estão ao meu lado, “tudo vai dar certo, você vai ver!”.
Eu entendo algumas coisas agora. Doi? Talvez, acho que me dei muito sofrimento demais para continuar nesse caminho.Pois, quando fiquei totalmente perdido, sabe o que essas pessoas me disseram?

Sim, vai dar tudo certo, basta paciência. Confiei, você vai ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário